terça-feira, 22 de setembro de 2009

Esboço da atividade 4 - etapa2

1-Indique seu tópico de unidade, série, nível de ensino e disciplina:
- Grafite na cidade
– Série: 1º Série do Ensino Médio
– disciplina: Arte

2-Explique sua idéia de tópico:
Utilizando a Proposta Triangular de Ana Mae Barbosa – ler uma obra, contextualizar e produzir, trabalhar com o grafite, um dos componentes da proposta curricular para o 1º bimestre: Situação de aprendizagem 3 – Cultura urbana e praticas culturais em artes visuais no território de patrimônio cultural.
Pesquisar na Internet e na própria cidade o que é o grafite. Fotografar obras da cidade, buscar imagens na Internet. Contextualizar o que foi pesquisado e partir para a produção utilizando recursos de softwares de desenho e edição de imagens.

3-Inclua outras idéias para tópicos:
Conhecer o que é o grafite, como aparece na cidade, quem é o artista, qual a diferença de grafite e pichação, pesquisar as técnicas, conhecer os desenhos de letras, trabalhar com técnicas diferenciadas do spray para o “fazer”

4- Recursos para ampliar a perspectiva do aluno para compreensão do tópico:
- apresentar o trabalho dos Gêmeos;
http://www.verveweb.com.br/jornalismo/osgemeos_adrianapaiva.html
- conhecer o trabalho de artistas que influenciam os grafiteiros: Portinari, Clovis Graciano, Di Cavalcanti e artistas do pop art
- produzir desenhos no computador usando programas como o Gimp, Paint
- filme Basquiat, traços de uma vida (Basquiat é um dos precursores)

Márcia Rolim Pellissari – PCOP Tecnologia Itararé

Nenhum comentário:

Postar um comentário